-
Arquitetos: studio_GAON
- Área: 176 m²
- Ano: 2014
Descrição enviada pela equipe de projeto. Espaço interminável é formado quando se está frente à dois espelhos posicionados paralelamente. Este fenômeno é chamado de ‘mise en abyme’, onde uma imagem se repete na outra, criando uma reprodução infinita de imagem repetitida.
Esta casa é chamada de 'mise en abyme' e está construída em Nonhyeon-dong, Gangnam, Seul, uma cidade em constante mudança. O cubo que construímos possui molduras que se sobrepõem continuamente nos interiores para criar espaços sobrepostos. A razão pela qual nós construímos estes quadros é a filtragem do meio ambiente, aquilo que muda rapidamente e de maneira imprevisível. Além disso, outra razão foi a ocupação do proprietário: um fotógrafo, que olha o mundo enquadrado - através de um dispositivo de moldura - durante todo o dia.
Nonhyun-dong, onde a casa foi construída, passou por um processo de rápida urbanização. Apenas 40 anos atrás, toda a região não passava de campos agriculturáveis em desníveis, mas agora casas se somam no terreno inclinado. Seguindo o roteiro da gentrificação, os preços do solo aumentaram, substituindo as casas residenciais por edifícios comerciais.
Como um inseto e sua metamorfose, o caráter da casa muda constantemente nesta área.
Como um efeito de time-lapse de uma câmera, que evidencia as mudanças graduais da área do entorno de maneira compreensível, as várias molduras do edifício continuariam a observar a cidade através de diferentes tamanhos e orientações.
O entorno circundante dos quatro lados do terreno está sendo mudado rapidamente: casas aglomeradas e edifícios comerciais são misturados com diferentes fachadas. O nível de cada canto do terreno é diferente, com inclinação para leste e para o lado sul, condição esta que limitou a expressão do edifício e influenciou a composição do subsolo.
O primeiro porão é iluminado com uma longa janela alta, deixando entrar sol abundante ao contrário do segundo porão, que abriga um estúdio de fotografia, e é acessado através de escadas no nível mais baixo da estrada. O piso térreo tem um estacionamento e hall de entrada principal, já o primeiro pavimento contém escritórios com uma paisagem diferente em cada abertura. O lado norte está repleto de antigas casas unifamiliares, e a leste e a sul estão edifícios comerciais. O lado oeste voltado para a área residencial foi bloqueado por uma parede e a direção da janela vertical, foi rotacionada em um ângulo capaz de assegurar a privacidade.
Através de diferentes vistas em cada pavimento, o edifício incorpora o caráter de repetição e de fluxo de tempo transitório, caráter da metrópole.